terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Nossa trama mais elaborada é a humana


Gracinha, artesã que realiza os produtos da coleção Balaio de Cores.

O ano chega ao fim e a gente só tem motivos para celebrar. Olhamos para cada mês, semana e dias que fizeram a trama do Estúdio Sergio J. Matos e o sentimento é de satisfação. Nesse tempo transcorrido há muito mais que o término de um ciclo marcado pelo reconhecimento do design com identidade brasileira. Há momentos. Uma teia deles que conecta encontros, colaboração, parcerias. Somos uma equipe. Fios que se cruzam harmoniosamente na composição do trabalho que acaba de completar quatro anos e ocupa espaços pelos quatro cantos do Brasil e além de suas fronteiras.

O Estúdio transcende a assinatura que remete ao design com memória e tradição. É feito de laços que unem uma rede colaborativa que começa nas pesquisas, nos rabiscos sobre a mesa, nas conversas que ajustam projetos. São trocas de ideias, de experiências que concretizam produtos que para além da função narram histórias da nossa cultura e levam o calor das mãos que projetam, forjam, moldam, estruturam, tramam, soldam, pintam, embalam... Da concepção à finalização e destino das peças todos que integram a equipe têm seu papel e importância. Em nome do Sr. Antônio que executou o primeiro produto – o Banco Xique-Xique – e do Sr. Geraldo que ata as linhas da nossa história no cotidiano faço reverência às habilidades de cada um. 

Tenho orgulho de afirmar que entre tantas tramas têxteis que traduzem a identidade do que fazemos, a mais elaborada e rica é a humana. A todos que são parte dessa tessitura, incluindo aqueles que estiveram de passagem, minha gratidão: Antônio, Geraldo, Francisca, Ritinha, Gracinha, Jane, Glaucia, Alba, Ana Cristina, Ana Maria, Iris, Fabiana, Ledson, Val, Bira, Márcio, Alexandre, Adriano, Gilvan, Rennan, Suelly, Carol, Diogo, Lúcia, Danielle, Demilton, Renato, Isabela, Jéssica, Luciana, Rita de Cássia, Pedro, João, Rafaela e Paulo.
Equipe do Estúdio Sérgio J. Matos na execução do Tapete Marakatu By Kamy. 
Rennan: assistente de Design nos projetos do Estúdio.  

Um comentário: